TRADIÇÃO AINDA É O QUE ERA
NO DIA DE TODOS OS SANTOS

O Dia de Todos os Santos, que se celebra hoje, é cada vez mais o Dia dos Fiéis Defuntos, comemorado a 2 de Novembro. A Igreja não condena esta vontade popular, que aproveita, assim, o feriado para lembrar os familiares que já morreram.
A homenagem aos mortos acontece um pouco por todo o mundo e de formas muito diferentes. Em Portugal, a romaria aos cemitérios e a deposição de flores e velas assinalam a tradição que ainda é o que era.
O primeiro dia de Novembro é marcado pela ida de milhares de portugueses aos cemitérios, que nesta altura estão especialmente enfeitados. Embora o dia definido pela Igreja seja o dia 2, o facto de hoje ser feriado dá aos portugueses a disponibilidade ideal para visitarem os entes que já partiram, muitas vezes sepultados em cemitérios que se localizam a centenas de quilómetros dos seus locais de residência.
Nesta visita, são presença obrigatória velas e flores e quem aplaude esta oportunidade de negócio são as floristas, que consideram estes dias “os mais felizes da venda de flores”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt