A angiografia coronária por tomografia computadorizada e um dispositivo para controlo integrado dos consumos de água, electricidade e gás foram as ideias de dois ex-alunos de mestrado e doutoramento da Universidade de Aveiro (UA) que mereceram a presença entre as ideias finalistas dos Prémios Fraunhofer deste ano.
O Fraunhofer Portugal Challenge, promovido pela Associação Fraunhofer Portugal Research (Fraunhofer Portugal), premeia dissertações e teses nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, multimédia e áreas científicas relacionadas. Anualmente são seleccionadas nas universidades portuguesas três ideias finalistas em cada categoria.
Na edição de 2012, as ideias de Samuel Silva, doutorado em Engenharia Informática (Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática - DETI), e Mafalda Rocha, mestre em Design (Departamento de Comunicação e Arte), mereceram o reconhecimento do júri, que brevemente atribuirá os prémios correspondentes aos três primeiros lugares nas duas categorias. Os prémios têm um valor pecuniário de nove mil euros no total.
Diário de Aveiro |