AVEIRO: EQUIPA DA NOVA AVENIDA CONSTRUÍA A PONTE NOUTRO SÍTIO

A ponte pedonal que a Câmara de Aveiro pretende construir sobre o Canal Central não é do agrado da equipa técnica que está a desenvolver o projecto de requalificação da Avenida Lourenço Peixinho, que entende prolongar a intervenção daquela artéria de Aveiro além da ponte Praça até ao Rossio.
A ponte seria “melhor noutro local” disse Jorge Carvalho, um dos coordenadores da equipa. De resto, a ponte “não afirma o projecto”, disse. A construção da ponte não será, para a equipa, um dado importante, principalmente, se for construída no local que a Câmara pretende.
A equipa propõe outras obras, extra projecto da avenida, sendo que segundo Jorge Carvalho, chegou a anunciar “para breve” o lançamento da construção da ligação da via que une o túnel da estação à 109, ao centro de Esgueira. Com esta obra ficaria completa a “circular à avenida”, viabilizando, assim, a alternativa à circulação pela avenida, que a Câmara pretende, conforme encomenda feita à equipa técnica, de valorização pedonal, dando melhores condições aos peões, retirando carros.
Outras peças da “circular” são a nova Avenida das Agras e a Avenida 5 de Outubro e as traseiras do Oita. A equipa também apontou para a necessidade da construção do terminal rodoviário, no lado nascente da estação da CP, para onde projecta um novo Rossio. Neste ponto, Ivar Corceiro, diz que o atravessamento pedonal da estação irá gerar um conflito entre a parte pública e a REFER.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt