A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) acredita que “a dimensão intermunicipal é uma boa solução para aumentar a capacidade de realização ao serviço dos cidadãos”. Isto num tempo de “grandes dificuldades para o poder local, com limitação da sua capacidade financeira e política”, refere a instituição presidida por Ribau Esteves, que assinala o seu quarto aniversário.
Formalizada em Outubro de 2008, o agrupamento de municípios destaca o “importante trabalho desenvolvido até ao momento”, fruto da “continuada aposta no crescimento e investimento da região”.
A CIRA tem aproveitado “ao máximo” as oportunidades de financiamento comunitário para concretizar diversos projectos nos 11 municípios que a constituem com o objectivo de “afirmar a região de Aveiro”.
A comunidade assumiu, entretanto, o seu “profundo lamento” pela demissão da equipa da Direcção Geral das Autarquias Locais liderada por Maria Eugénia Santos, a quem reconhece “excelente capacidade de trabalho, experiência e conhecimento do funcionamento do poder local”. A saída destes elementos representa uma “perda para o poder local”, refere.
Diário de Aveiro |