AVEIRO: GOVERNO DIZ QUE PORTUGAL É O “SEGUNDO PAÍS DO MUNDO COM MELHOR POLÍTICA DE IMIGRAÇÃO”.

O Governo está a avaliar os apoios atribuídos aos cidadãos estrangeiros que rumam ao nosso país. De passagem por Aveiro, o Secretário de Estado Adjunto do Ministro-Adjunto confirmou as boas referências que já tinha da Associação de Apoio ao Imigrante, a trabalhar a partir S. Bernardo, onde tem atendimento na Junta de Freguesia local.

A primeira palavra foi, por isso, para agradecer o trabalho dos voluntários e dos autarcas para uma boa integração de quem chega de outras paragens. “São heróis que estão em minoria. Não são muitas pessoas que aceitam fazer este trabalho. Merecem respeito e incentivo”.

Feliciano Barreiras Duarte garante que política de imigração do País, apesar de contestada por alguns sectores, vê os cidadãos estrangeiros não como ameaça mas oportunidade, mesmo atualmente quando a falta de trabalho, motivo principal de quem procura vida nova, toca a todos.

“Somos dos poucos países em que os filhos dos imigrantes ilegais continuam a ter direitos na área da saúde e imigração. Somos o segundo país do mundo com melhor política de imigração”.

Lyudmila Byla, um dos rostos mais conhecidos da associação, deixou uma nota de preocupação com informações que aponta para tornar mais difícil as naturalizações. “Desde Janeiro de 2013 o Governo vai fechar obtenção da nacionalidade. Verdade ou não?”

O Secretário de Estado Adjunto em S. Bernardo remete para a lei que está em vigor.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt