O Agrupamento de Escolas de Anadia assinalou o Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, com uma “Mostra de Sopas”. Na Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro correspondeu à “VI Mostra de Sopas” e nas Escolas Básica nº 2 e Secundária de Anadia à “III Mostra de Sopas”.
Na Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro, veterana nesta atividade, em quinze turmas, houve 25 sopas e é de salientar que uma turma de 5ºano apresentou 5. Houve assim uma grande multiplicidade de sopas e panelas de todos os tamanhos.
A escolha foi de facto difícil entre o Creme de Cenoura; a Sopa de Legumes; a Sopa da Avó Célia; o Caldo Verde; a Sopa de Grão-de-Bico; a Sopa da Avó; a Sopa de Peixe; a Fall Soup; a Sopa de Marisco; a Sopa do Simão; a Sopa Boxe; a Sopa Surpresa; a Sopa Ingredientes Secretos; a Sopa Saudável; a Sopa de Letras; a Sopa das Vindimas; a Sopa do Nada; a Sopa Juliana; a Sopa da Pedra; a Sopa do Mar; a Sopa da Horta e por parte da Equipa da Educação Especial, a Sopa Mistério.
As Bibliotecas do Agrupamento, motivadas pelos tema marítimo motivaram a confeção de uma sopa de peixe e apresentaram um desdobrável com algumas receitas tradicionais e uma mesa decorada com louça, literatura de cozinha, conchas e búzios numa fresca ambiência marítima.
Na Escola Secundária de Anadia, notou-se também uma maior participação efetiva de Encarregados de Educação e familiares dos discentes, já que compareceram na escola mães e avós com 19 sopas: Sopa da Pedra de Almeirim; Sopa Ucraniana; Açorda Alentejana; Caldo Verde; Sopa de Tomate; Creme de Cenoura; Sopa de Legumes; Sopa de Feijão-verde, entre outras.
No que concerne à Escola Básica nº2 de Anadia, verificou-se que foi o melhor ano, tendo havido um total de 31 sopas para degustação de alunos, encarregados de educação, pessoal não docente e professores. Quanto aos alunos, verificou-se, pela primeira vez, que a sopa foi, nesse dia, o prato predileto, pois tanto comeram sopa antes, como durante e até depois do almoço na cantina.
A escola poderia ser feita entre o Caldo Verde; o Creme de Brócolos; a Sopa Surpresa; a Canja; o Creme de Cenoura; a Sopa de Feijão-verde; a Sopa de Legumes; a Sopa de Grão; a Sopa de Peixe; a Sopa de Abóbora; a Sopa da Pedra; o Aveludado de Cenoura; a Sopinha do Paraná (receita brasileira) e a Sopa de Frutas.
A Cantina da Escola também participou com a Sopa Colorida. Quem também se associou à “Mostra de Sopas” foi a Biblioteca Escolar deste estabelecimento de ensino com a Sopa de Letras, designada por School Library e O Ciclista decidiu este ano e, pela primeira vez, apresentar uma Sopa de Lentilhas.
Saliente-se ainda a Sopa para Todos, apresentada pela disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, com cariz solidário e que consistiu em colocar numa panela vazia vários produtos alimentares que os alunos de determinada turma trouxeram. No final, a panela ficou repleta, tendo assim concretizado o objetivo de ajudar um elemento da turma. A Equipa da Educação Especial também fez notar a sua presença com a chamada Sopa Especial. Diário de Aveiro |