Arrancou às 0h00 de hoje mais um JOTI (Jamboree on the Internet). Para os Escuteiros Marítimos da Costa Nova, esta edição, que é já a sexta participação consecutiva, e é especial porque assinala o arranque das comemorações dos 25 anos do Agrupamento.
O JOTI é uma atividade internacional que reúne milhões de jovens escuteiros de todo o mundo numa maratona de 48 horas de comunicação via Internet.
À semelhança das edições anteriores, as expectativas dos Escuteiros da Costa Nova são altas, principalmente nos mais novos. "O desafio é sempre ultrapassar o número de contactos da edição anterior ou, melhor ainda, chegar a mais países, e os mais novos são os mais entusiasmados em quebrar estes recordes".
"Consideramos que o JOTI é uma atividade excelente. Muito cansativa mas que também dá muitos frutos. A partilha com os outros e a comunicação, principalmente, a comunicação noutras línguas, continuam a ser desafios para estas crianças e jovens. E, para muitos deles, esta é a única situação que faz com que eles encarem estes desafios com entusiasmo. A escola não o consegue. Para além disso, a cada momento, a necessidade de saber de onde são os escuteiros com quem estão a falar faz com que ganhem também interesse pela geografia e curiosidade por conhecer novos sítios. É por isso que temos três mapas afixados (mundo, Europa e Portugal) para que cada um possa localizar (com um pionés) todos os contactos que estabelece”.
Para além de tudo isto, este ano, o JOTI marca o início de um ano de festa para os Escuteiros da Costa Nova. Arrancam hoje as comemorações dos 25 anos do Agrupamento 878 da Costa Nova. À noite, haverá uma apresentação de fotos e também a pré-apresentação da imagem e do distintivo comemorativo destes 25 anos.
Texto: Afonso LauDiário de Aveiro |