AVEIRO: AGÊNCIA DE AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR “CHUMBA” MEDICINA. UA PROCURA NOVOS PARCEIROS PARA GARANTIR FORMAÇÃ

O curso de mestrado em medicina, ministrado na Universidade de Aveiro, não foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

O parecer final, e respetivo recurso, está no site da entidade acreditadora desde o dia 17 deste mês. Mas a decisão da agência remonta a 11 de Setembro e prevê o encerramento no final do presente semestre. Os peritos concluíram que o corpo docente da UA "é insuficiente para assegurar a implementação e o desenvolvimento do plano de estudos e seus conteúdos", entre outras falhas.

Ao contrário do que estava inicialmente previsto, aquando da criação do curso, em 2009, não foi possível, até agora, assegurar "o empenhamento do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar", ligado à Universidade do Porto por não ter sido formalizado o respetivo consórcio considerado "essencial" para o programa de qualidade exigido.

O Reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, já tinha assumido há cerca de um mês e meio, em entrevista à Terra Nova, que este era o desfecho previsto na avaliação e que o esforço é encontrar novo parceiro para viabilizar o curso tudo em consonância com o alunos que são conhecedores do problema.

A UA suspendeu as inscrições de novos candidatos e recorreu da decisão de não acreditação, assegurando ter condições para concluir o ano letivo por sua responsabilidade e procurar estabelecer um novo consórcio para 2013/14.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt