O tribunal de Sever do Vouga, no distrito de Aveiro, mantém-se na lista de serviços judiciais a encerrar, de acordo com a proposta final do Ministério da Justiça para a reforma judiciária. O Ministério de Paula Teixeira da Cruz retira da lista de encerramentos cinco tribunais, mas todos fora do distrito de Aveiro.
Desta forma, Sever do Vouga vai mesmo ficar sem tribunal, apesar da forte contestação que foi localmente movida a essa proposta. No total, serão extintos 49 tribunais, contra os 54 inicialmente previstos. Numa fase inicial da reforma, chegou a estar previsto o fim do tribunal de Castelo de Paiva, que, todavia, acabaria por ser poupado.
A tutela decidiu manter os tribunais de Valpaços (Vila Real), Almodôvar (Beja), Nelas, Sátão (Viseu) e Foz Côa (Guarda), de acordo com a última proposta de reorganização.
O novo documento, que está a ser distribuído aos municípios, aponta também para a criação de menos extensões dos que as 27 que constavam da proposta apresentada em Junho, prevendo-se agora a instalação de 23, que passam a denominar-se secções de proximidade.
Diário de Aveiro |