OVAR: AUTARQUIA DIZ QUE PATRIMÓNIO AZULEJAR DO CONCELHO “SURPREENDEU” PARTICIPANTES DO CONGRESSO AZULEJAR 2012.

A Câmara de Ovar está orgulhosa pela forma como o património azulejar do concelho “surpreendeu” as dezenas de participantes do Congresso Internacional Azulejar 2012. Esta ação que decorreu em Aveiro e Ovar, as visitas ao terreno no concelho vareiro incidiram em viagens ao património azulejar, civil e religioso, da cidade e do concelho de Ovar, com referência às igrejas de Cortegaça e Válega, e almoço no museu Etnográfico de Válega.

Os participantes no Congresso visitaram a Fonte do Casal, também conhecida por Fonte Júlio Dinis por albergar painéis de azulejo evocativos do escritor Júlio Dinis e da sua obra “As Pupilas do Senhor Reitor”, a qual foi recentemente reabilitada, no âmbito das Parcerias para a Regeneração Urbana do Centro de Ovar.

Em Ovar, destaque para as presenças de Artur Rosa Pires, Pró-Reitor da Universidade de Aveiro, Johan Kamermans, Conservador do Museu do Azulejo da Holanda, Maria do Rosário Veiga, investigadora do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Margareth Gomes de Figueiredo, professora da Escola de Arquitetura do Maranhão (Brasil) e especialista em azulejaria, Pérside Omena, Conservadora/Restauradora e responsável por empresa de diagnóstico e preservação de bens culturais no Recife (Brasil), João Manuel Calda Mimoso, investigador do LNEC e responsável do projeto AzTek – Conservação de Azulejos Históricos, entre outros.

O projeto Azulejar tem como principal objetivo a conservação de revestimentos azulejares em fachadas exteriores, em todo o país.

Trata-se de um projeto da Universidade de Aveiro, em parceria com o Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, o Instituto Politécnico de Tomar, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a Unidade de Investigação – GEOBIOYEC/UA e a Câmara Municipal de Ovar.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt