A Luságua iniciou este mês a recolha dos resíduos sólidos urbanos no concelho de Estarreja. Foi a empresa que garantiu essa prestação de serviços no âmbito do concurso internacional lançado em conjunto com a Câmara de Águeda. Nesta fase inicial da empresa no terreno é feita uma avaliação permanente. “Tem-se verificado que ainda existem contentores que a Luságua está a georreferenciar e a autarquia encontra-se a analisar o reforço de contentorização em algumas zonas”.
Até agora, a câmara pagava 37,37 euros por cada tonelada de lixo recolhida e 2,14 euros por contentor lavado. A nova aquisição à Luságua permite uma redução substancial, passando o serviço a custar 24,0452 euros por tonelada, incluindo as respetivas lavagens e outros serviços.
Um valor que engloba o aluguer/compra de contentores, a lavagem, desinfeção e desodorização e manutenção de contentores, a recolha de resíduos de construção e demolição e a recolha de resíduos provenientes de descargas clandestinas.
Com este novo concurso, em parceria com Águeda, Estarreja diz que vai poupar nos 5 anos de contrato um valor superior a 700 mil euros.
A autarquia paga um milhão cento e dezoito mil cento e um euros para um prazo contratual de 60 meses.
E fase de afinação do serviço, a autarquia espera receber “sugestões ou alertas” da população sobre a colocação de contentores para os contactos gerais da Câmara Municipal (234 840 600 / geral@cm-estarreja.pt) ou diretamente para o telemóvel da Divisão de Serviços Urbanos (96 881 95 40). Diário de Aveiro |