AVEIRO: PARTIDOS DA MAIORIA PROPÕEM DEZ FREGUESIAS EM VEZ DAS 14

As freguesias da Glória e da Vera Cruz, que compõem o centro de Aveiro, vão ser agregadas. Essa é, pelo menos, a proposta conjunta das comissões políticas do PSD e do CDS, partidos da maioria no município. O mapa das freguesias, que será apresentado em Assembleia Municipal, prevê também a união de Eixo com Eirol e de Requeixo com Nossa Senhora de Fátima e Nariz. “A proposta apresentada agrega sete freguesias, verificando-se, assim, a supressão de quatro”, lê-se no documento preparado pelos dois partidos. Na prática, Aveiro passaria das actuais 14 freguesias para apenas dez.
De acordo com esta proposta, S. Bernardo, Oliveirinha, Santa Joana, S. Jacinto, Cacia, Esgueira e Aradas manteriam a actual configuração.
A coligação PSD/CDS quer evitar a “aplicação cega da lei”, que iria traduzir-se na “supressão automática e arbitrária de cinco freguesias”. A proposta em debate na Assembleia Municipal, pelo contrário, “tem por base o conhecimento intrínseco das verdadeiras especificidades locais” e implica a “eliminação de quatro freguesias”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt