S. JOÃO DA MADEIRA GUARDA MEMÓRIAS E PREPARA O FUTURO

Os circuitos de turismo industrial, em vigor em S. João da Madeira, deverão alargar-se ao município de Santa Maria da Feira, que contribuirá com a força da tradição e capacidade de inovação do seu sector corticeiro, segundo anunciou Castro Almeida, na inauguração do “Welcome Center” dos Circuitos pelo Património Industrial, acto que se integrou no programa do Dia do Município.
“Vamos partilhar o projecto e aumentar a oferta de quem gosta de ver fábricas”, disse o presidente da câmara sanjoanense.
Instalado na Torre da Oliva, o Welcome Center serve de base de gestão das visitas às empresas e instituições que integram o circuito de turismo industrial. Este serviço presta todas as informações necessárias e garante o agendamento da ronda.
Acrescente-se que o espaço conta, ainda, com uma loja interactiva da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Esta estrutura representa um investimento de cerca de 800 mil euros, no qual se inclui comparticipação de fundos europeus.
Castro Almeida aproveitou a ocasião para salientar que a breve trecho – o concurso é lançado para a semana – se iniciarão as obras noutro espaço da Oliva, ali “vizinho”, que será preparado para a instalação do “Museu do Calçado”, que vai incluir “as imagens e as ferramentas” desta indústria tradicional, mas também “um centro de design”.
O autarca acentuou a importância da preservação “das memórias” como factor indutor de mais progresso, por via, nomeadamente, da criação de “marca”.
“Foi uma opção clara de valorização da marca Oliva”, salientou, realçando os “valores” que considera estarem relacionados com aquela antiga unidade industrial da cidade: “o empreendedorismo, a inovação, o valor do trabalho”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt