A Associação Oceano XXI, liderada por Ribau Esteves, decidiu integrar a Rede Internacional de Territórios Marítimos Inovadores. Trata-se de uma rede formada por organizações com o objetivo de promover a inovação para o crescimento económico e sustentável da economia do Mar.
Esta iniciativa é conduzida pelo Technopôle Brest-Iroise, com o apoio de Brest Métropole Océane e envolve parcerias territoriais de diferentes partes do globo.
Na Europa há parceiros em Brest, Kiel (Alemanha), Plymouth (Reino Unido), Galway (Irlanda), Porto (Portugal), Vigo e Barcelona das Ilhas Canárias, Constanta (Romania); Na América do Norte em Rimouski (Canadá) e San Diego (EUA); Na América Central em Vera Cruz (México); Na América do Sul em Comodoro Rivadavia (Argentina) e na Ásia em Qingdao e Shanghai (China), Haiphong (Vietnam), Jacarta (Indonésia).
São territórios considerados capazes de mobilizar as suas redes locais e os parceiros económicos e científicos, públicos e privados para o reforço das relações de networking entre os Parceiros do Cluster e alguns players internacionais com interesses ligados ao conhecimento e economia do Mar. Diário de Aveiro |