Pelo segundo ano consecutivo, Estarreja conquistou o título de “Autarquia + Familiarmente Responsável”. O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) revelou na última semana os 35 municípios portugueses distinguidos. No distrito de Aveiro, além de Estarreja, apenas Águeda e Mealhada são reconhecidos pela instituição.
Para Rosa Simão, vereadora da Acção Social em Estarreja, a distinção nacional decorre da “atenção que estas áreas do apoio às famílias merecem na autarquia, por vezes além das suas competências”. A actuação nesta área integra “toda a rede social” local, considerada “fundamental para as múltiplas respostas necessárias, agora mais procuradas”.
O reconhecimento do OAFR resulta de um inquérito realizado a nível nacional ao qual responderam 103 autarquias (mais 29 do que na última edição) e onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de actuação, entre elas o apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, habitação, transportes, saúde ou cultura. São ainda analisadas as boas práticas das autarquias em relação aos seus próprios funcionários em matéria de conciliação entre trabalho e família.
Diário de Aveiro |