Joana Marques Vidal vai assumir na próxima sexta-feira o cargo de Procuradora-geral da República. Sucede a Pinto Monteiro que hoje terminou o seu mandato. Prestes a completar 57 anos em dezembro, Joana Marques Vidal é filha do aguedense José Marques Vidal, juiz jubilado, antigo diretor da Polícia Judiciária nos governos de Cavaco Silva. Uma família aguedense com raízes em Pedaçães, Lamas do Vouga (Águeda).
Numa família com tradições na área da justiça, Joana Marques Vidal é irmã de João Marques Vidal, Procurador responsável pelo caso Face Oculta.
Atual auditora jurídica do Representante da República para a Região Autónoma dos Açores e, em acumulação, magistrada do MP no Tribunal de Contas, Secção Regional dos Açores, em Ponta Delgada, a magistrada licenciou-se em Direito pela Faculdade da Universidade, em 1978.
Joana Marques Vidal é especialista em Direito da Família, tendo exercido os cargos de vogal do Conselho Superior do Ministério Público e Procuradora da República Coordenadora dos Magistrados do Ministério Público do Tribunal de Família e Menores de Lisboa, de 1994 a 2002.
Passou também pelo Centro de Estudos Judiciais onde deu formação na área de Família e Menores. Diário de Aveiro |