Um empresário ligado ao ramo da compra e venda de bacalhau está, agora, interessado em investir na criação de condições para acolher idosos. A novidade está na utilização da sua própria residência para implementar um projeto de residencial.
João Ferreira diz que atendendo à forma como está a mudar a sociedade e o envelhecimento da população “faz sentido que sejam criadas novas formas de estruturas residenciais para esta população que personalizem o acolhimento e vão ao encontro das suas novas necessidades de participação social e cultural”.
A “Res Sua, Residencial para Seniores, Lda” surge como um projeto que terá por missão “prestar serviços de alojamento temporário, de curta, média ou longa estadia, acolhendo de forma personalizada e em ambiente familiar, pessoas idosas, proporcionando-lhes diversos serviços que vão ao encontro das suas necessidades, respeitando a sua independência, a sua privacidade e individualidade”.
Este espaço vai garantir “serviços de refeições, conforto e higiene, e cuidados básicos de saúde; participação em atividades de lazer, sócio-recreativas, e culturais e motivação para a participação em atividades que visem o desenvolvimento e ou manutenção de capacidades cognitivas e de relacionamento interpessoal no sentido de se contribuir para o retardamento do processo de envelhecimento.
Segundo João Ferreira, responsável da iniciativa, o quadro de pessoal será constituída por profissionais com qualificação específica ou experiência na área do atendimento, apoio e acompanhamento a idosos (geriatria). O espaço terá capacidade para 20 utentes. Diário de Aveiro |