Os cosméticos, o chocolate, o pão, os vitrais ou o fogo-de-artifício são produtos que resultam de espectaculares manifestações da química no quotidiano de todos nós. A química que se esconde por detrás de todas estas reacções vai continuar a ser explicada na segunda temporada da série “A Química das Coisas”, já a partir de hoje, na página oficial do projecto e noutros repositórios web, ao ritmo de dois por semana. A iniciativa tem a chancela do Departamento de Química da Universidade de Aveiro (DQ), produção da Science Office e Duvideo e apresentação de Cláudia Semedo.
Os 13 novos episódios de “A Química das Coisas” continuam a debruçar-se sobre temas que fazem parte do dia-a-dia e demonstram como a química está presente nos mais inesperados objectos e produtos.
Nesta segunda temporada da iniciativa vão ser revelados, por exemplo, os segredos químicos das notas de euro, do fogo, dos artigos de desporto, dos instrumentos musicais, das piscinas, da pastilha elástica e até a importância daquela ciência na investigação criminal. E porque o Outono chegou há poucos dias, é das cores desta estação do ano que se vai falar no primeiro programa da série.
A fórmula de sucesso mantém-se: os episódios, de cerca de três minutos cada, foram produzidos a pensar no grande público e decifram, numa linguagem acessível e com recurso a explicações visuais apelativas, as mais complexas equações e ligações entre os compostos da tabela periódica.
Diário de Aveiro |