ÍLHAVO: RIBAU ESTEVES ASSEGURA LIBERDADE DE VOTO NAS FREGUESIAS E PEDE O MESMO DA PARTE DE QUEM CONTESTA LIMITES.

Ribau Esteves volta a considerar a proposta de fixação de limites de freguesia como “excelente” e diz que tem o apoio global das diferentes freguesias.

O autarca reuniu no último sábado com eleitos das quatro freguesias do concelho para explicar o trabalho desenvolvido e a forma como chegou ao desenho que vai a votação esta quarta feira nas quatro freguesias antes de transitar para a Assembleia Municipal.

Lembra que enquanto cada um pensar exclusivamente na sua freguesia sem olhar para o todo é difícil perceber o documento.

“A proposta é excelente. Recolheu globalmente uma ambiência positiva dos autarcas. Na reunião de sábado a ambiência global foi favorável. As pessoas que são contra alguns aspetos, são contra porque valorizam uma visão. Temos que fazer estes esforço de procurar soluções equilibradas”.

Recordando que a votação das Assembleias de Freguesia não é vinculativa, o autarca lembra que não se trata de uma proposta apenas aprovada pelo PSD mas também pelo PS de forma unânime.

“Nesse processo aconteceu uma coisa que não é normal que foi ter voto unânime. Não pedi ao PS para votar a favor. Foi a vontade dos dois vereadores que até são de duas freguesias diferentes que votaram favoravelmente”.

Ribau Esteves garantiu que há total liberdade de voto para os membros das assembleias de freguesias mas pede que o condicionamento não surja da parte de quem não concorda com as propostas.

“Não há condicionamento partidário, não há disciplina de voto mas também que não sejam as pessoas que discordam da proposta a condicionar a liberdade dos outros”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt