AVEIRO: PS APRESENTA MOÇÃO A EXIGIR RETIRADA DO MUSEU DA ALÇADA DA DIREÇÃO REGIONAL DE CULTURA DO CENTRO.

O PS quer ver aprovada uma Moção no seio do executivo municipal a exigir ao Primeiro-Ministro que revogue o despacho que colocou o Museu de Aveiro sob a alçada da Direção Regional de Cultura do Centro. Quer que o Museu de Aveiro tenha um Diretor em regime de exclusividade “e que o mesmo passe a estar na dependência da Direção-Geral do Património Cultural, saindo de imediato da dependência da Direção Regional da Cultura do Centro, à imagem do que acontece com outros Museus da Região nomeadamente nas cidades de Coimbra e Viseu”.

Esta iniciativa será apresentada pelo vereadores do PS por considerar que o despacho governamental “desgradua o Museu de Aveiro e o seu dirigente e que impõe um modelo de direção a meias com a equipa de projecto do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra”.

Maria da Luz, a vereadora da cultura na Câmara de Aveiro, já tinha assumido que queria discutir as mudanças no Museu com o Executivo e agora o PS quer saber se as palavras veiculadas na comunicação social estão de acordo com o teor da Moção.

O PS lembra que foram investidos 5 milhões de euros na remodelação, entre 2006 e 2009, e que os últimos Governos tinham apostado na “existência de um diretor dedicado e valorizado na dependência direta do agora extinto Instituto dos Museus e Conservação, o que manifestamente permitiu continuar a afirmar-se no quadro nacional e internacional”. Uma realidade que a nova legislação vem colocar em causa.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt