ÍLHAVO: PS E PSD ESTÃO DE ACORDO QUANTO AO MAPA QUE DEFINE LIMITES DAS FREGUESIAS.

PS e PSD estão de acordo quanto ao plano apresentado pela Câmara de Ílhavo para a delimitação das freguesias, mapa há muito reclamado e que agora vê a luz do dia. Solução definida no âmbito do processo de Reorganização Administrativa Territorial Autárquica e no contexto da Reforma Administrativa Territorial Autárquica.

Esta deliberação segue agora para emissão de parecer das Assembleias de Freguesia e para deliberação da Assembleia Municipal no dia 28 de Setembro. A autarquia salienta que os limites são inspirados em “razões de natureza histórica, sociais, económicas e ligadas à realidade física”.

Tema debatido na última edição do programa “Discurso Direto”. José Vaz, do PS, diz que é preciso definir limites mas sem levar a questão ao extremo assumindo o desenho com tolerância.

“Há limites que fomos aceitando como razoáveis mesmo que não correspondessem aquilo que foram há 50 ou 60 anos. Do que tive oportunidade de ver na proposta a enviar à AR, coloca no papel aquilo que a maioria das pessoas entende que são os limites. Parece-me razoável. Haverá sempre pessoas a discordar porque, infelizmente, a forma como se discutem estes temas, com leituras clubísticas, em nada contribui para o futuro”.

Rui Dias, do PSD, concorda que é tempo de arrumar um dossiê que motiva discussões apaixonadas entre algumas franjas da população.

“Vamos subordinar a proposta ao respeito pela história e pelas novas lógicas urbanas. Há dinâmicas que impõem soluções ligeiramente diferentes daquelas que alguns mais radicais estão dispostos a defender, nomeadamente onde está a Vala do Enjeitado na Gafanha de Aquém que é uma questão transversal à discussão. Vamos propor uma solução que acomode bem o sentimento de pertença das populações à sua comunidade, aos seus equipamentos sociais, desportivos e religiosos. Existia este fenómeno: o parque desportivo da Gafanha da Nazaré estava em São Salvador e o cemitério da Gafanha da Encarnação estava em São Salvador. Voltará tudo ao que são lugares que respeitem sentimentos de pertença e a sua história”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt