Segundo dia de greve dos estivadores. Ontem não houve navios no porto de Aveiro e hoje a situação deve repetir-se com adesão maciça dos estivadores. Apenas os portos de Sines e Leixões continuam a funcionar sem problemas. Depois de dois dias de greve dos pilotos de barra, no início da semana, ontem e hoje há greve de estivadores e amanhã e segunda-feira paralisam os trabalhadores das administrações portuárias.
Uma greve justificada pelas alterações ao regime jurídico do trabalho portuário e pela dificuldade no diálogo entre sindicatos e Secretaria de Estado dos Transportes.
Para os sindicatos, “a pretexto de alegadas, mas não fundamentadas, imposições da TROIKA - denota, na esteira de conhecidas pressões feitas por Grupos Económicos que dominam o sector, um aproveitamento oportunístico do Governo, à boleia do quadro convencional de Assistência Económica e Financeira a Portugal, para levar por diante uma drástica, injustificada e inaceitável redução do âmbito operacional de intervenção dos trabalhadores portuários”. Diário de Aveiro |