As obras do Parque Ribeirinho do Carreiro Velho, em Perrães (Oliveira do Bairro) foram ontem visitadas pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). A intervenção foi iniciada no final do passado mês de Agosto e deve ficar concluída em quatro meses. As obras foram adjudicadas por 644 mil euros e contemplam a criação de percursos em madeira, estruturas de “birdwatching”, um palco, e um edifício de apoio às actividades no parque.
No local, Ribau Esteves, presidente da CIRA, não deixou de salientar o facto de a renovação do parque vir permitir a criação de até três postos de trabalho - para a gestão do mesmo -, além de que os trabalhos de recuperação em curso empregam actualmente 30 pessoas.
Permitir a acessibilidade universal ao parque e torná-lo praticável mesmo em época de cheias é o propósito desta intervenção. “O parque será transformado no local de reunião, convívio e visita à Natureza, em condições de maior segurança, com mais conforto e melhor organização funcional, preservando e valorizando os valores ambientais presentes”, referiu Ribau Esteves, líder da CIRA, dando conta que esta é uma obra que se segue a outras do género já concluídas como a Pateira de Frossos e Praia Fluvial Quinta do Barco.
Mário João, presidente da autarquia oliveirense, lembrou que, “só com uma intervenção do Polis tínhamos capacidade para realizar esta obra”, e que o novo parque do Carreiro será incluído na Rota Turística da Região de Aveiro.
Diário de Aveiro |