AVEIRO: LIVROS EM VEZ DE ROUPA INTERIOR NA RUA DIREITA

Onde dantes se vendia lingerie, vendem-se agora livros. No número 11 da Rua dos Combatentes da Grande Guerra - popularmente conhecida como Rua Direita -, existiu até há poucos meses uma loja de roupa interior. A partir de hoje, o espaço estará ocupado pela Gigões & Anantes, uma nova livraria que quer chegar a um público de todas as idades. A inauguração está marcada para as 16.30 horas e a população está toda convidada.
A Gigões & Anantes foi buscar o nome a um livro de Manuel António Pina. “Gigões são anantes muito grandes. Anantes são gigões muito pequenos”, lê-se nesta obra infanto-juvenil datada de 1974.
A livraria não é dirigida apenas a crianças, assegura Francisco Vaz da Silva, um dos sócios. Haverá muitos álbuns para uma comunidade para jovem, mas leitores mais velhos também são convidados a aparecer e a comprar.
Ao projecto estão directamente associadas duas editoras portuguesas: Bags of Books, de Aveiro, e 30 Por Uma Linha, do Porto. Mas nas estantes da livraria irão encontrar-se obras de muitas outras chancelas, algumas sem títulos à venda na cidade.
A ideia é “contrariar a política de só vender novidades”, frequente noutros espaços, explica Francisco Vaz da Silva. “Queremos ser uma livraria de fundos e ter disponíveis todas as publicações de uma determinada editora”.
Na nova casa comercial, bem junto à Câmara de Aveiro, no centro da cidade, haverá uma secção dedicada a audiolivros e outra a livros estrangeiros não editados em Portugal e que não se encontram no mercado aveirense.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt