JOSÉ COSTA, EX-VEREADOR DO PS NA CÂMARA DE AVEIRO: “CÂMARA DEVE APROVEITAR AO MÁXIMO TODOS OS INSTRUMENTOS DE APOIO”

Porque renunciou ao mandato de vereador?
Renunciei ao mandato de vereador devido a factores de natureza pessoal que trouxeram dificuldades a um desempenho adequado das funções.

Como foi a experiência como cabeça-de-lista e depois como vereador da oposição?
São duas experiências diferentes e não comparáveis. A primeira foi extremamente interessante, pois o contacto constante com os aveirenses, o rol permanente de novas ideias e os contributos do excelente grupo de trabalho que me apoiava, a elaboração da lista de candidatos, etc, eram excelentes tónicos para quem pretendia servir um município como o de Aveiro. O mais difícil foi a elaboração da lista, por que nos preocupava não só reunir candidatos efectivos com competências que considerávamos essenciais para a resolução dos problemas mais importantes do município, mas também suplentes com competências semelhantes para suprir qualquer necessidade eventual de substituição. A experiência como vereador da oposição é sempre enriquecedora e desafiante, embora não tanto como a de vereador em permanência. Mas não deixa de ser ingrata, na medida em que é uma luta constante e desigual contra a insuficiência e oportunidade de informação, exige um grande esforço para não cair na situação de ser ou parecer mais um elemento de um órgão de fiscalização que do executivo e está muito dependente da forma como o presidente o considera: alguém que pertence ao executivo e adopta uma atitude integradora ou alguém que tolera porque a lei assim obriga.

Está satisfeito com a oposição que o PS tem feito neste mandato?
Acho que não há motivos de insatisfação. Quer os vereadores quer os vogais da Assembleia Municipal quer a estrutura concelhia do PS têm procurado analisar e discutir os principais problemas do município e encontrar as melhores propostas de solução, sempre num espírito construtivo e num são clima de liberdade e responsabilidade.

Como sente que os eleitores olham neste momento para o PS a um ano das próximas eleições autárquicas?
Sinto que os aveirenses têm esperança e apostam numa mudança que volte a afirmar Aveiro no contexto regional e local.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt