O presidente da Câmara Municipal, Manuel Alves de Oliveira, diz que a formação escolar é prioridade no concelho e considera a inauguração de dois centros escolares a confirmação dessa aposta. “Sob a nossa Presidência, assumimos a Educação como uma prioridade. Fizemos e aprovámos a Carta Educativa. Além da recuperação e reabilitação do parque escolar existente, definimos como prioritária a construção de Centros Escolares, de que, o dos Combatentes e Maceda são exemplo. Para nós, o presente e o futuro de um país e de um município, exigem que a Educação e a Formação sejam prioritárias”.
O autarca lançou ainda um desafio à comunidade escolar. “o Município cumpriu a sua obrigação, construindo os centros escolares e proporcionado melhores condições de ensino, agora compete à comunidade escolar trabalhar em prol da educação e formação das nossas crianças, com igual qualidade, exigência e rigor”.
A inauguração dos dois centros escolares terminou com visitas guiadas às instalações, animadas por momentos de teatro, música, poesia, ciência e desporto.
Os Centros Escolares (Maceda e Combatentes), em Ovar, representam um investimento de 6,7 milhões de euros, cofinanciado pelo QREN 2007/2013 – Mais Centro.
Isabel Damasceno, vogal da Comissão Diretiva do Programa Operacional do Centro “Mais Centro” enalteceu “a capacidade da Câmara Municipal de Ovar em captar e aproveitar os fundos comunitários para concretizar obras de qualidade e excelência, dando como exemplo os Centros Escolares, o Parque Urbano, o Mercado Municipal, toda a Regeneração Urbana do Centro da cidade de Ovar, entre outras”.
Referiu, ainda, que “num período em que a Europa é tantas vezes questionada, importa que reconheçamos que os fundos comunitários têm sido um instrumento fundamental de transformação da nossa região e do país”. Diário de Aveiro |