E a vencedora é…Zambujeira do Mar… Foi desta forma que, na noite de sábado, os amantes da praia da Costa Nova viram a sua praia de eleição ficar de fora da restrita lista das Sete Maravilhas – Praias de Portugal. Na categoria das praias urbanas, Costa Nova e Tróia ficaram remetidas para segundo plano com a vitória da praia alentejana de Zambujeira do Mar.
A lista das Sete Praias-Maravilhas de Portugal foi revelada numa gala realizada na Base Naval de Tróia, com transmissão directa na RTP1. O concurso, que na fase final recebeu mais de 620 mil votos do público, aclamou o Alentejo como o grande vencedor.
Ao Alentejo, única região a eleger duas praias (Zambujeira do Mar e Furnas, Milfontes, como praia de rio), juntam-se Algarve, com a praia de Odeceixe, na categoria praias de arribas; Trás-os-Montes e Alto Douro com a Ribeira, na Albufeira do Azibo (Macedo de Cavaleiros), na categoria praias de albufeiras e lagoas; por Lisboa e Setúbal, a distinção recaiu sobre o Guincho (Cascais, praias de uso desportivo); a lista completa-se com a madeirense Porto Santo (praias de dunas) e a açoriana Lagoa do Fogo (praias selvagens).
Na última fase, os votantes tinham à escolha 21 praias (onde o Alentejo já liderava, com quatro nomeações), repartidas por sete categorias, nomeadas após um processo que levou quase um ano. Depois de cerca de três centenas de candidaturas de praias, avaliadas por um Conselho Científico, foram escolhidas 70 por um comité de 70 especialistas. Destas 70, um “painel de 21 notáveis” seleccionou as 21 que foram colocadas a voto popular.
Diário de Aveiro |