As três Piscinas Municipais de Albergaria-a-Velha, Branca e S. João de Loure recebem em média mais 5.429 entradas mensais do que há 5 anos quando os equipamentos foram estreados. Um aumento de cerca de 116%, tendo-se registado, neste ano letivo, o total de 111386 acessos.
A Escola Municipal de Natação de Albergaria-a-Velha, com um valor médio mensal de 1358 alunos inscritos, oferece diferentes serviços, desde aulas de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, aperfeiçoamento das técnicas de nado até à Hidroginástica, entre outros.
A taxa média de ocupação dos serviços disponibilizados pela EMN na época passada foi de 70%, sendo que, na Piscina de S. João de Loure, esta taxa chegou mesmo aos 82%.
Há cinco anos, a percentagem de ocupação era pouco mais do que metade da lotação definida, cerca 55%. As aulas para crianças e jovens correspondem a 38% dos inscritos, seguindo-se a Hidroginástica, que abarca 28% dos utentes.
No final de cada época, os Serviços de Desporto aplicam um inquérito de satisfação aos utentes das Piscinas Municipais e os resultados demonstram que estes são percepcionados como equipamentos de qualidade.
Numa escala de 1 a 6, sendo 1 mau e 6 excelente, os inquiridos atribuíram uma nota média de 4,8, melhorando em duas décimas em relação à época passada. As áreas que mais viram a sua pontuação aumentar em relação ao último inquérito foram a área administrativa, a higiene e limpeza e a qualidade da água e do ar.
Para Rui Lopes, Chefe de Divisão de Desporto e de Equipamentos Desportivos, “estes números são reflexo de alguns fatores, nomeadamente a importância e valorização que cada vez mais as pessoas dão à prática regular de atividades físicas e desportivas, passando a mesma, no dia-a-dia, a fazer parte das suas vidas através da adoção de hábitos de vida ativos e saudáveis”. Diário de Aveiro |