CORDÃO HUMANO VAI UNIR MILHEIRÓS DE POIARES A S. JOÃO DA MADEIRA

Uma semana antes do referendo pela integração, a população movimenta-se no sentido de integrar o “Cordão Humano Milheirós de Poiares S. João da Madeira”, sob o lema “Juntos vamos chegar mais Longe!”. A iniciativa está marcada para amanhã, pelas 10 horas.
A iniciativa pertence a Hélder Aguiar, um cidadão independente de S. João da Madeira, a que se aliou o “Movimento de Cidadãos pelo SIM” de Milheirós de Poiares. Segundo ele, o cordão pretende, antes de mais, simbolizar a amizade entre as duas freguesias e a ausência de fronteiras, sensibilizando ao voto sim no referendo do dia 16 de Setembro.
Sendo um sanjoanense, Hélder Aguiar confia na justeza da luta de Milheirós de Poiares, pois desde sempre “convivi com pessoas que, embora residindo lá fazem a sua vida em São João da Madeira, aqui partilham serviços ou frequentam escolas, ao invés de o fazerem na sede do seu concelho”.
“Por uma lógica de desenvolvimento sustentável, Milheirós de Poiares e S. João da Madeira teriam tudo a ganhar com esta integração”, reforça Hélder Aguiar. No que toca à cidade onde reside, o organizador do cordão sublinha, entre as vantagens que poderia colher, “o alargamento do território concelhio que teria logo como consequência o crescimento para além do rio e até o quartel dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira deixaria de estar localizado no concelho de Santa Maria da Feira”.
Para os defensores do Sim, a integração de Milheirós de Poiares em São João da Madeira seria a confirmação natural do que já sucede na prática mas teima em não acontecer em termos burocráticos.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt