SETOR DA HOTELARIA INICIA A 5 DE OUTUBRO GREVE AO TRABALHO EM DIA FERIADO.

O próximo dia 5 de Outubro assinala o início da greve ao trabalho em dia feriado no setor hoteleiro como reação à desvalorização desse tempo ao abrigo das novas leis do trabalho. O Sindicato de Hotelaria, Turismo e Restaurantes do Centro “emitiu pré-aviso de Greve a partir das zero horas de dia 5 de Outubro e por tempo indeterminado, ao trabalho em dia feriado, ao trabalho em dia de descanso semanal complementar e ao trabalho suplementar”.

Para as estruturas sindicais, as alterações lesam o trabalhador. “Jamais podemos aceitar trabalhar horas suplementares em dia útil com um acréscimo remuneratório de apenas 25% ou trabalhar nos dias feriados gratuitamente, com um descanso compensatório de apenas 50% (4 horas)”.

O sindicato lembra que “os patrões não estavam obrigados a cumprir a Lei dos mínimos (Código do Trabalho), como aliás antes não o faziam, podiam e deviam continuar a aplicar o CCT (Contrato Coletivo de Trabalho) negociado com o sindicato”.

A greve é a reação às alterações ao Código do Trabalho, aprovadas na Assembleia da República com os votos favoráveis da maioria de direita PSD/CDS, a abstenção do PS e os votos contra dos partidos de Esquerda.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt