A zona norte do concelho de Águeda, nomeadamente as manchas florestais em freguesias como Valongo do Vouga, Préstimo e Macinhata do Vouga, tem sido devastada pelas chamas desde domingo passado, quando terá surgido o primeiro foco de incêndio na localidade de Salgueira, na freguesia de Valongo do Vouga. Também o concelho vizinho de Albergaria-a-Velha tem sido fustigado pelas chamas nos últimos dois dias, principalmente as freguesias mais a sul deste concelho. Ontem de manhã, o fogo chegou mesmo a cortar a A1 ao trânsito nos dois sentidos durante cerca de duas horas.
Para quem passa por estas zonas, tem sido possível constatar a preocupação das gentes locais, que se mantém em alerta em suas casas, mas a eficácia e prontidão dos bombeiros, com viaturas estrategicamente colocadas, em prevenção, junto aos núcleos habitacionais mais próximos das frentes de incêndio, tem sido notória, evitando assim perigos maiores para a população local.
Embora tenham chegado a estar em perigo algumas casas, nesta zona do concelho, ontem, segundo informação obtida pelo Diário de Aveiro junto do comando distrital CDOS de Aveiro, mantinha-se apenas em situação mais preocupante uma frente activa, já na freguesia de Macinhata do Vouga, mas em zona de eucaliptal, sem representar ameaça para as habitações.
Diário de Aveiro |