O projecto de implementação da Universidade Sénior no concelho da Mealhada é dinamizado pela CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social. O propósito passa pela organização de espaços lúdicos, educativos e culturais para pessoas com mais de 50 anos e já foram definidas grande parte das disciplinas para o ano lectivo de arranque, embora a CADES esteja ainda a avaliar outras.
Informática, Inglês, Fotografia, Ginástica Geriátrica, Hidroginástica, História Local, Cerâmica, Música, Direito e Cidadania, História de Arte, Vital Mente e Saúde são as disciplinas que a Universidade Sénior já tem planeadas e estruturadas para o ano lectivo 2012/2013.
A universidade conta já com mais de 20 inscrições. Um número que promete crescer até à data de início do ano lectivo, uma vez que a angariação de alunos é agora a maior aposta da Universidade Sénior. Alunos que, como explicou a presidente da Direção da CADES, Janine de Oliveira, podem ser do concelho, mas também podem (e devem) vir de fora, não interessando a sua escolaridade ou o seu estrato social, uma vez que a Universidade Sénior tem resposta para quem não tem capacidades financeiras. “Qualquer pessoa, com mais escolaridade ou não, um professor ou um agricultor, vai ter lugar na Universidade”, sublinhou a dirigente.
Diário de Aveiro |