AVEIRO: ASSOCIAÇÃO DE AGÊNCIAS DE VIAGEM TAMBÉM É CONTRA A TAXA TURÍSTICA

A Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (APAVT) “é frontalmente contra” a adopção de uma taxa turística pela Câmara de Aveiro, defendendo que estendê-la a todo o país “é o contrário do que deve ser feito”.
Em declarações à Lusa, o presidente da associação, Pedro Costa Ferreira, frisou que, “em relação às taxas da Câmara de Aveiro, a APAVT é completa e frontalmente contra. Sempre foi e continuará a ser”.
A taxa turística que deveria ter entrado em vigor em Aveiro no passado dia 23 prevê o pagamento de até um euro por noite em unidades de hotelaria do concelho e abrange não só hotéis, como parques de campismo e caravanismo, alojamento local em casas de campo, turismo de habitação e agroturismo.
“Já temos todos bastos problemas de competitividade em Portugal relativamente a destinos que nos são próximos, não precisamos de mais um factor que agrave ainda mais a nossa competitividade”, argumentou o presidente da APAVT.
“Dito isto à Câmara de Aveiro, muito mais para todo o Portugal: [a adoção de uma taxa turística] não faz qualquer sentido, não está de acordo com a conjuntura, é na direção exatamente contrária ao que tem de ser feito, que é aumentar os fatores de competitividade reduzindo custos de contexto e não reduzir os fatores de competitividade aumentando custos de contexto”, defendeu.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt