De 25 de agosto a 6 de setembro, terá lugar o curso de verão Future Cities – dream it, build it, live it, organizado pela Associação BEST Aveiro, na Universidade de Aveiro. O curso traz 22 estudantes dos mais variados países europeus, ansiosos por descobrir as novas tecnologias, estratégias e aplicações que prometem tornar as Cidades do Futuro mais sustentáveis.
Desde novos materiais, planeamento urbanístico, energias renováveis ou a equipamentos inteligentes, os alunos terão possibilidade de explorar estratégias para a implementação de tecnologias sustentáveis ao futuro urbano. O curso contém uma componente prática, estando planeado a realização de um projeto para aplicação à cidade de São João da Madeira.
Foram 350 os candidatos ao curso que, durante 13 dias, vai dar a oportunidade de assistir a palestras e tertúlias nas áreas de Energias Renováveis, Ambiente, Planeamento Urbanístico, Novos Materiais, Telecomunicações, Construção e Mobilidade; visitar empresas e instituições com relevância na área e ainda desenvolver um Caso de Estudo como forma de avaliação do curso, sendo o curso acreditado pelas universidades de origem dos estudantes.
O tema do curso vai permitir a conscientização dos problemas presentes em várias cidades e incentivar a procura de novas soluções. Sendo os participantes de diversas áreas curriculares, é de esperar um grande fluxo de ideias e soluções inovadoras. Está ainda a ser planeado um Company Day, proporcionando uma ligação direta entre a indústria e estudantes e aberto a toda a comunidade académica, em que várias empresas terão a oportunidade de apresentar as mais recentes tecnologias nas diversas áreas do curso.
O curso de verão engloba ainda uma forte componente cultural e social que visa não só dar a conhecer o país hospedeiro, mas, também, criar um forte intercâmbio entres os participantes. Para além de Aveiro, os estudantes estrangeiros terão ainda a oportunidade de visitar Guimarães, Capital Europeia da Cultura.
Esta é a segunda edição da iniciativa do grupo local BEST em Aveiro, que se insere na organização BEST- Board of European Students of Technology. Esta organização tem como um dos seus principais serviços os cursos sazonais, que dão a oportunidade, a estudantes universitários, de viver uma experiência académica e cultural em várias universidades europeias.
Este projeto conta já com o apoio fundamental da Universidade de Aveiro e de entidades como a Fundação Calouste Gulbenkian, Ciência Viva – Fundação para a Ciência e Tecnologia e IPJ (Instituto Português da Juventude).
Mais informações sobre esta iniciativa podem ser encontradas no respetivo website, em http://bestaveiro.web.ua.pt/sc2012/.
Diário de Aveiro |