Um total de 17 jovens está a frequentar o Curso de Bombeiro – Educação e Formação de Proteção e Prestação de Socorros, que estreou no ano lectivo anterior na EBI – Escola Básica Integrada de Pardilhó. A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Estarreja, pretende dotar os formandos de técnicas e conhecimentos sobre como prestar socorro, prevenir e garantir a segurança de pessoas e bens, recorrendo dos meios apropriados.
Alguns módulos de formação prática tiveram lugar no quartel dos Bombeiros Voluntários de Estarreja tendo a autarquia disponibilizado o transporte entre a escola e a corporação.
O vereador da Educação, João Alegria, explica que “pese ser um curso do plano curricular do 3.o ciclo, fora das competências directas da autarquia, entendeu esta que deveria colaborar com a escola como resposta efetiva e mais-valia na formação prática dos alunos, no combate ao abandono escolar e ao sucesso educativo de alunos em situação de risco”. Neste sentido, a Câmara atribuiu um subsídio de 600 euros à EBI de Pardilhó, correspondente ao valor despendido no transporte dos alunos.
Diário de Aveiro |