As praias do Norte do distrito de Aveiro por pouco não eram palco de mais mortes por afogamento, na tarde de ontem. Em Ovar, um banhista ignorou a interdição de entrar no mar e, em Espinho, duas jovens viveram momentos de aflição ao serem arrastadas pela corrente.
Apesar do denso nevoeiro que cobria a praia da Barrinha, em Esmoriz, e de a bandeira vermelha se encontrar hasteada, José Reis, que ainda para mais não sabia nadar, decidiu mergulhar nas águas, cerca das 12 horas.
No momento em que o homem, de 41 anos, residente em Santa Maria da Feira, se apercebeu de que a corrente o impedia de regressar a terra, a dupla de nadadores-salvadores dos Bombeiros de Esmoriz encontrava-se na praia do Cantinho, não vigiada, a escassos metros da da Barrinha. “Estava bandeira vermelha mas, mesmo assim, três pessoas tinham entrado na água e tivemos que os ir avisar do perigo que corriam”, contou um dos vigilantes, Hélder Azevedo, ao Diário de Aveiro.
Foi, exactamente, nessa altura, que a corrente arrastou José Reis para a zona do paredão. “Ele já estava muito próximo das rochas quando chegámos perto e o puxámos”, relatou Hélder Azevedo que, juntamente com Hugo Moreira, socorreu o banhista que, apesar do susto, conseguiu manter a calma e boiar.
Diário de Aveiro |