OVAR E ESPINHO: BANHISTAS SALVOS DE MORTE POR AFOGAMENTO

As praias do Norte do distrito de Aveiro por pouco não eram palco de mais mortes por afogamento, na tarde de ontem. Em Ovar, um banhista ignorou a interdição de entrar no mar e, em Espinho, duas jovens viveram momentos de aflição ao serem arrastadas pela corrente.
Apesar do denso nevoeiro que cobria a praia da Barrinha, em Esmoriz, e de a bandeira vermelha se encontrar hasteada, José Reis, que ainda para mais não sabia nadar, decidiu mergulhar nas águas, cerca das 12 horas.
No momento em que o homem, de 41 anos, residente em Santa Maria da Feira, se apercebeu de que a corrente o impedia de regressar a terra, a dupla de nadadores-salvadores dos Bombeiros de Esmoriz encontrava-se na praia do Cantinho, não vigiada, a escassos metros da da Barrinha. “Estava bandeira vermelha mas, mesmo assim, três pessoas tinham entrado na água e tivemos que os ir avisar do perigo que corriam”, contou um dos vigilantes, Hélder Azevedo, ao Diário de Aveiro.
Foi, exactamente, nessa altura, que a corrente arrastou José Reis para a zona do paredão. “Ele já estava muito próximo das rochas quando chegámos perto e o puxámos”, relatou Hélder Azevedo que, juntamente com Hugo Moreira, socorreu o banhista que, apesar do susto, conseguiu manter a calma e boiar.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt