Contagem decrescente para o Festival do Bacalhau. Com abertura marcada para o final de tarde desta quarta-feira (18h00), a bordo do navio museu Santo André, este encontro que decorre no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, promete atrair a visita de milhares de pessoas de acordo com as vivências de anos anteriores o que poderá rondar os 150 mil visitantes.
Organizado pela Câmara de Ílhavo e pela Confraria Gastronómica do Bacalhau em conjunto com associações do Município (Chio-Pó-Pó, Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo, Bombeiros Voluntários de Ílhavo, Centro Cultural dos Trabalhadores da CMI, Confraria Camoniana, Confraria Gastronómica do Bacalhau, Grupo Jovens A Tulha, Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, Grupo Folclórico “O Arrais”, Rancho da Casa do Povo de Ílhavo) e o apoio da Associação dos Industriais do Bacalhau (AIB).
O Bacalhau é rei neste certame que promove o “fiel amigo” e os derivados. Feijoada de Samos, carinhas e línguas fritas, caras de Bacalhau, chora, arroz de línguas são algumas das iguarias para cinco dias de festival.
Haverá projeção de filmes ao ar livre, presença de artesãos, padeiras de Vale de Ílhavo (Brilhanta e a Associação Cultural “Os Baldas”), prova de vinhos (Caves S. Domingos e Quinta da Póvoa) e “show cooking” com os Chefes, Chakall, Luís Américo, Lígia Santos, Armando Matos e Nuno Inverneiro.
Todas as noites atuarão artistas portugueses como Adelaide Ferreira, Lucky Duckies, Quim Barreiros, UHF e a fadista Carminho.
O primeiro dia inclui matinée de Cinema “Dia dos Namorados”, concerto de Adelaide Ferreira (22h00), show-cooking com Chef Chakall (22h00) e animação a partir da meia-noite junto ao Navio Museu Santo André. Diário de Aveiro |