ESTARREJA: VANDALISMO E FURTOS PREOCUPAM AUTARQUIA

A onda de assaltos e vandalismo que tem fustigado o concelho de Estarreja anda a inquietar a Câmara Municipal, que lançou um apelo aos cidadãos para que contactem, de imediato, as autoridades “caso testemunhe movimentações suspeitas, actos de vandalismo ou negligência”.
Recentemente, desconhecidos furtaram um equipamento do sistema de rega (programador e electroválvulas) que estava instalado na Rotunda da Cruz, em Veiros.
Há, ainda, registo de furtos de água potável e de destruição de equipamentos. “Os crimes mais recentes dizem respeito a actos de vandalismo nos sistemas de rega das rotundas de Santiago e da Quimiparque e no Parque Municipal do Antuã, onde se têm agravado os casos de destruição também de mobiliário urbano (candeeiros, bebedouros e papeleiras danificados) e o furto de sinalização”, revelou a autarquia.
A subunidade dos Espaços Verdes detectou, também, a subtracção de um cabo eléctrico que fornecia energia à nova estufa da Quinta do Marinheiro, em Avanca, com cerca de 300 metros de comprimento.
Contudo, os atentados contra o património público não se ficam por aqui. “No parque de lazer da cidade, ainda na última semana, um veículo motorizado andou a fazer ‘rali’ nos espaços verdes”, informou a câmara, que, apreensiva, solicitou a intensificação da vigilância à GNR.
Este “fenómeno” não é novidade no concelho de Estarreja. Conforme noticiámos, em Junho passado, o Percurso do BioRia das Ribeiras de Pardilhó foi alvo de actos de vandalismo, que se traduziram no desaparecimento de estruturas, como painéis informativos e bancos.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt