A Grande Loja Legal de Portugal/Grande Loja Regular de Portugal, uma das principais instituições da maçonaria no país, está à procura de um local em Aveiro para realizar actividades “culturais e filantrópicas”.
À Câmara de Aveiro foi solicitada a cedência de um “espaço desocupado” na cidade, pertencente ao património municipal, para reuniões e iniciativas daquela loja maçónica, que tem sede em Lisboa.
Na sua página na Internet, a Grande Loja Legal de Portugal/Grande Loja Regular de Portugal dedica uma secção à filantropia. “Os maçons são ensinados a praticar a caridade e a assistência, não apenas para si próprios, mas também para a comunidade como um todo”, lê-se.
A instituição acrescenta que “desde seus primeiros dias, a Maçonaria tem-se preocupado em cuidar dos órfãos, dos doentes e dos idosos”, trabalho que “continua até hoje”. “Além disso são enviadas contribuições para obras filantrópicas diversas”, refere.
O actual grão-mestre da Grande Loja Legal de Portugal/Grande Loja Regular de Portugal é José Francisco Moreno, um advogado e gestor de 59 anos, natural de Bragança.
Diário de Aveiro |