CONFIRMADA A INTENÇÃO DE CONCESSIONAR ALGUMAS CARREIRAS DA MOVEAVEIRO

No encontro que mantiveram anteontem com o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) acabaram por ver confirmadas as suspeitas que vinham sendo adiantadas por elementos do PS. Está na calha a cedência de algumas carreiras de autocarros da MoveAveiro para as mãos de privados, situação que deverá implicar a dispensa de 90 trabalhadores. Ainda que a autarquia aveirense pareça ter já a decisão tomada, na próxima segunda-feira Élio Maia volta a sentar-se à mesa com os representantes dos trabalhadores.
Segundo avançou ao Diário de Aveiro Jaime Ferreira, representante do STAL, “o sr. presidente comunicou-nos que deverão ser cedidas algumas carreiras à Transdev, ficando apenas a MoveAveiro com as linhas que não interessam a essa empresa privada”. Contas feitas, “isto implicará, numa fase inicial, a dispensa de 40 trabalhadores, e, mais tarde, serão 90 trabalhadores no total a perder o emprego”, acrescentou o sindicalista, tendo por base a informação transmitida por Élio Maia.
Os representantes do STAL garantem que mantêm a sua oposição a esta intenção da autarquia, não só por causa dos “90 trabalhadores que irão ficar sem emprego”, mas também porque “os utentes dos autocarros irão ter de ficar sujeitos às regras das empresas privadas”.

Líder da autarquia em silêncio
Não obstante a tentativa do Diário de Aveiro em obter esclarecimentos por parte do presidente da autarquia, Élio Maia optou por remeter-se, para já, ao silêncio. Contudo, e segundo foi informado aos dirigentes do STAL, “a Câmara estará a fazer auditorias sobre esta matéria e, segundo nos foi dito, os presidentes das Juntas de Freguesia do município não se opõem a esta concessão”, desvendou Jaime Ferreira.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt