Hoje, a partir das 20.45 horas, as atenções do mundo futebolístico vão estar centradas no Estádio Municipal de Aveiro. Perante casa cheia, FC Porto e Académica vão tentar entrar na época 2012/13 com uma vitória, que, no caso, será sinónimo de conquista de um troféu.
O FC Porto é, naturalmente, favorito a (re)conquistar a Supertaça, mas a Académica dá-se bem com o estatuto de “outsider”. Na última final da Taça de Portugal, o Sporting também iniciou o jogo já com uma mão no “caneco”, mas a verdade é que o troféu acabou na vitrina de Coimbra. Hoje, os “estudantes” certamente que vão tentar novamente fazer história, conquistando um troféu inédito no seu historial.
Histórico recente
mostra equilíbrio
O duelo de Aveiro ganha especial interesse pelo facto de os treinadores se conhecerem bem e terem estado unidos há dois anos no vitorioso FC Porto de André Villas-Boas, que, entre outros títulos, foi campeão nacional e venceu a Liga Europa.
O equilíbrio que se espera de um jogo que decide um troféu é estimulado pelos “números” no confronto entre os técnicos, Vítor Pereira e Pedro Emanuel, que estão completamente igualados. Na época passada, assistiu-se a uma vitória para cada lado, ambas por 3-0, e a um empate (1-1).
O FC Porto vai apresentar-se com algumas mudanças em relação à temporada anterior, até porque está ainda privado dos brasileiros Hulk, Danilo e Alex Sandro, que estão a disputar os Jogos Olímpicos.
Diário de Aveiro |