ENTREAJUDA DAS CORPORAÇÕES DE BOMBEIROS FAZ A DIFERENÇA NO COMBATE AOS INCÊNDIOS.

Os Bombeiros do Distrito de Aveiro estão unidos e as intervenções musculadas no início dos focos de incêndio ajudam a evitar males maiores.

O último caso foi registado no último fim-de-semana em Vagos. Para o adjunto dos Bombeiros Velhos de Aveiro, António Vinagre, o apoio foi essencial para evitar a propagação do fogo controlado em duas horas.

O operacional admite que a união das corporações "tem ajudado mas o trabalho não tem sido menor. Se calhar a dimensão dos incêndios, e estamos a falar só da nossa região, tem sido, em comparação com outros anos, tem sido menor. Também notamos que na nossa área, no nosso distrito, uma grande entreajuda entre as corporações de bombeiros. Há o exemplo, no passado sábado houve um incêndio em Oca, na zona de intervenção dos bombeiros de Vagos em que rapidamente os bombeiros de Aveiro, os bombeiros de Ílhavo e bombeiros de Oliveira do Bairro acederam, foi uma intervenção musculada e em 2 horas, sensivelmente, a 'coisa' ficou resolvida. Há uma grande entreajuda, há uma mobilização de meios muito mais efectiva, mas estamos numa altura em que não podemos fazer contas porque há semelhança do que aconteceu no ano passado a pior situação que nos aconteceu, a nível distrital, até foi em Outubro, uma situação bastante complicada. Vamos esperar que as coisas se mantenham assim", diz António Vinagre, que lembra, no entanto, que há menos notícias sobre grandes incêndios mas continua a haver muitos focos que são atacados de imediato.


Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt