Jovens e idosos de Oliveira de Azeméis vão passar a estar em rede numa agenda de contactos que permitirá monitorizar um segmento mais isolado. De acordo com os censos 2011, no concelho de Oliveira de Azeméis encontram-se 1748 idosos a residir completamente sós.
A autarquia lança o projeto “Uma voz por um sorriso” com base no voluntariado. “O projeto, no âmbito do programa municipal do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, tem como principal objetivo a implementação de uma rede de contactos telefónicos regulares entre os jovens e os idosos”, afirmou o presidente da autarquia.
Segundo Hermínio Loureiro, “a prestação do serviço pretende quebrar o afastamento social dos seniores que estão dependentes de outrem, sem suporte familiar e institucional, ao promover o voluntariado de proximidade”.
O projeto é coordenado pelo Banco Local de Voluntariado de Oliveira de Azeméis em cooperação com a Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa.
Os jovens estudantes de enfermagem inscritos no projeto vão beneficiar de formação teórico-prática sobre a temática do voluntariado. Diário de Aveiro |