Um cliente que some cem pontos na Esplanada do Marquês ganha direito a uma refeição gratuita; a outro que acumule 250 pontos na sapataria Red Hot são atribuídos 15 euros em compras. Estas e outras promoções vão em breve estar ao alcance dos portadores de um cartão gratuito disponível a quem frequenta o comércio tradicional da cidade, ao abrigo do projecto de urbanismo comercial Espaço Aveiro, desenvolvido por uma parceria entre a Câmara e a Associação Comercial.
Numa primeira fase haverá 2.500 cartões prontos a serem distribuídos - ou nas lojas aderentes ou através do ‘site’ do projecto, que será divulgado nas próximas semanas.
Para já, existem cerca de 40 estabelecimentos comerciais envolvidos na iniciativa, todos situados na Rua Direita e no bairro da beira-mar. Mais à frente, a rede de lojas será alargada às outras zonas da cidade abrangidas pelo Espaço Aveiro: Alboi, Avenida Dr. Lourenço Peixinho, Carmo e mercado Manuel Firmino.
O projecto visa cativar os aveirenses para as compras nas lojas de rua. “Reanimar o comércio” é um dos objectivos centrais do Espaço Aveiro, que tem como missão “criar e consolidar o centro urbano comercial como um espaço comercial de referência”.
Os portadores do cartão poderão usá-lo nas compras efectuadas nas lojas aderentes, acedendo a vantagens decididas por cada estabelecimento comercial, como descontos ou ofertas de estacionamento.
Sinalética
nas ruas
O Espaço Aveiro tem em curso outras acções para a dinamização do comércio local. No âmbito do projecto, continua a ser instalado mobiliário urbano nas ruas centrais da cidade. As primeiras placas informativas foram colocadas em algumas ruas nas imediações dos Paços do Concelho. Agora, nova sinalética está a ser montada mais junto ao bairro da beira-mar, com indicação de direcções e estimativas do tempo necessário para percorrer esse percurso.
Diário de Aveiro |