Arranca hoje mais uma edição da “Viagem Medieval em Terra de Santa Maria”, que decorrerá até ao próximo dia 12 e terá por centralidade histórica o reinado de D. Sancho I, o segundo rei de Portugal.
Durante os 12 dias serão apresentadas mais de 1.500 performances num espaço de 33 hectares e estão à disposição 25 áreas temáticas. E mais de 17 quilómetros de fitas de tecido garantem as cores vivas de uma festa que traz milhares de visitantes à cidade de Santa Maria da Feira.
Quanto ao conteúdo histórico da Viagem’2012, referencie-se um reinado problemático de D. Sancho I, entre o final do século XII e o dealbar do século XIII. Perturbações sociais e os conflitos militares ligados à partilha e conquista do poder numa Península ainda fragmentada em vários reinos cristãos e muçulmanos marcam uma conjuntura de instabilidade.
A estes factores junte-se, no final do século XII, as catástrofes naturais, que, ao abrigo da mentalidade da época, tomaram a forma de “castigo de Deus” e originaram grandes fomes e epidemias, afectando grandemente a Terra de Santa Maria, onde morreu um em cada três habitantes.
Apesar dos desafios e problemas, ou talvez em função disso, D. Sancho I foi um rei pro-activo, tendo apostado no povoamento e fortalecimento do território herdado de seu pai, D. Afonso Henriques, e do que para si foi conquistando. Assim, fundou terras e concedeu cartas de foral, numa estratégia que visou fomentar a prosperidade pública, arrecadando as receitas de que se “alimentou” o erário real.
Diário de Aveiro |