A viagem medieval de Santa Maria da Feira arranca já amanhã e as últimas horas são dedicadas a preparar os diferentes cenários. A animação no centro histórico de Santa Maria da Feira vai estar de portas abertas de 2 a 12 de Agosto. São dez dias de recriações históricas e animação, que proporcionam experiências únicas a milhares de turistas e visitantes. Mais de 17 quilómetros de fitas de tecido coloridas decoram o recinto do evento, com cerca de 33 hectares, que será palco de mais de 1500 performances.
A XVI edição centra-se no reinado de D. Sancho I e nos séculos XII-XIII, período de conquista de território de um jovem reino, ainda muito dividido entre cristãos e mouros.
Partindo deste contexto histórico, toda a zona beira-rio sofreu alterações de cenário em relação ao ano anterior, com a instalação do Arraial dos Cruzados, Acampamento Mouro, Acampamento Castrense, Ordens Militares, Atalaia e Povoado.
Também o espetáculo diário de grande formato, “a investida”, recria as lutas pela conquista de território entre cristãos e mouros.
Na linha de edições anteriores, a Viagem Medieval recupera episódios e acontecimentos da história nacional e local, como a doação do Castelo e da Terra de Santa Maria por D. Sancho I a sua esposa D. Dulce e filhas. Diário de Aveiro |