NOVO CANAL NO RIO E DUAS PONTES PARA CONTER CHEIAS EM ÁGUEDA

Reduzir as probabilidades de inundações que, em tempos passados, frequentemente afectaram Águeda, sobretudo a zona baixa da cidade. É este o propósito da Câmara Municipal de Águeda ao avançar com dois projectos de intervenção sobre o rio Águeda que passam, por um lado, pela construção de um canal fluvial, junto à margem esquerda do rio Águeda, junto do antigo Choupal; bem como o alargamento da Ponte do Campo e Ponte de Óis da Ribeira, promovendo o alargamento do leito de cheia do rio.
No caso da construção do canal secundário, trata-se de uma obra que deverá avançar já durante o próximo mês, de acordo com as expectativas de Gil Nadais, presidente da autarquia. “A obra tem uma candidatura feita a fundos comunitários e deverá ter o apoio do Ministério do Ambiente, mas entendemos que vamos avançar desde já com os trabalhos, uma vez que a autarquia tem capacidade financeira para o fazer e trata-se de uma infra-estrutura necessária para fazer frente ao próximo Inverno”, disse ao Diário de Aveiro o presidente da câmara municipal, sublinhando que os custos desde investimento ascendem a cerca de 1,2 milhões de euros.
O Estudo de Impacte Ambiental do canal está concluído “aguardamos agora apenas o relatório final para podermos avançar com a adjudicação, estou convencido que em Setembro será possível iniciar os trabalhos”, refere Gil Nadais, dando conta que o canal terá uma extensão aproximada de 800 metros e 21 metros de largura.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt