AVEIRO”‘VENDE-SE” JUNTO DE INVESTIDORES ESTRANGEIROS

A Câmara de Aveiro criou um portal destinado a cativar investidores estrangeiros que pretendam “conhecer e investir no município”. “Invistam na cidade do futuro”, apela Élio Maia, líder da autarquia, numa mensagem escrita em inglês na página de entrada do “Aveiro Investment” (acessível através do ‘site’ da autarquia).
Sempre em inglês, o novo portal apresenta o município, as suas “linhas estratégicas” e os principais projectos imobiliários planeados para o concelho.
Os empresários que acederem ao novo serviço poderão inteirar-se dos projectos para uma das zonas centrais mais apetecidas da cidade, na Fonte Nova (Plano de Pormenor do Centro), para o Parque Desportivo de Aveiro, nas imediações do estádio municipal, ou para a zona da antiga lota.
A Câmara fornece ainda informações referentes aos empreendimentos imobiliários previstos para a área envolvente à nova estação ferroviária, para a zona junto ao antigo estádio Mário Duarte ou para os terrenos do antigo terminal Tir-Tif, que no futuro se poderão converter em centro de negócios. Os projectos de turismo rural e de turismo sénior na freguesia de Requeixo também não são esquecidos.
Embora sem uma estimativa total de custos, este conjunto de projectos totaliza centenas de milhares de euros. Só as obras no Parque Desportivo de Aveiro estão avaliadas em cerca de 143 milhões de euros. Para estes terrenos junto ao novo estádio, em Taboeira, prevêem-se hotéis, habitações, escritórios, campos de golfe, piscinas, parques de diversões e centros equestres, entre diversos outros equipamentos.
Para realizar este pacote de investimentos no Parque Desportivo foi há anos criada uma empresa que actualmente é detida maioritariamente pela Visabeira, na qual o município possui uma participação minoritária.
“O objectivo deste ‘site’ de investimento é apresentar um resumo dos projectos imobiliários mais importantes no concelho”, explica o presidente da Câmara, eleito pela coligação PSD/CDS.
“Neste portal é prestada toda a informação valiosa sobre a nossa cidade, na expectativa de que este seja o primeiro contacto de uma relação com investidores estrangeiros tendo em vista o desenvolvimento, a inovação e o compromisso social”, acrescenta Élio Maia.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt