AVEIRO: AVÓS E NETOS CAMINHAM LADO A LADO

No “Dia Mundial dos Avós” os mais novos seguiram, com alguma energia, a partir das 10 horas, os passos dos mais velhos numa caminha que começou no Rossio e terminou no mercado Manuel Firmino.
No largo do mercado a música fazia o estilo dos mais novos, embora conseguisse contagiar os avós já adaptados a algumas “modernices”, enquanto dentro do mercado sandes e sumos reuniam “pequenos e graúdos” em redor das mesas recheadas.
Esta iniciativa teve, também, como objectivo marcar o Ano Europeu do Envelhecimento e da Solidariedade entre as Gerações (2012), pelo que Teresa Christo, vereadora Câmara Municipal de Aveiro, salienta a importância de aproximar gerações aparentemente muito diferentes.
Na caminhada havia quem não fosse avó/avô ou neto/neta, mas a vereadora faz sobressair uma ligação muito forte entre mais velhos e mais novos que, nas suas palavras, “é bom de ver”. “A idade média de vida está nos 79 anos”, afirma Teresa Christo, que acompanhou a caminhada desde os primeiros passos e reparou que ambas as gerações seguiam satisfeitas: “Foi muito engraçado ver cumplicidade entre avós e netos”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt