SOCIALISTAS PREOCUPADOS COM "LIMITAÇÕES E INCIDENTES" ENTRE FISCALIZAÇÃO E AGENTES DA ARTE XÁVEGA.

A Federação Distrital de Aveiro e os Deputados eleitos pelo círculo de Aveiro do Partido Socialista (PS) estão "apreensivos e preocupados" com a pesca artesanal na costa litoral do Distrito de Aveiro (Espinho, Ovar, Murtosa, Ílhavo e Vagos), conhecida por “Arte Xávega”, devido a notícias que relatam episódios ou "incidentes" com as “companhas” de pescadores e as autoridades de fiscalização.

Nesse sentido e após o alerta por parte dos pescadores, os Deputados do PS endereçaram ao Governo uma "pergunta" à Ministra da Agricultura, do Mar, Ambiente e Ordenamento do Território e ao Ministro da Administração Interna, no sentido de obter respostas e explicações sobre a situação.

Esta semana, na passada segunda-feira, realizou-se uma reunião que juntou todas as “companhas” de Arte Xávega, os municípios onde ela se realiza e "solidarizaram-se com os pescadores". O PS de Aveiro "estranha e lamenta a ausência e o silêncio até ao momento da Câmara Municipal de Ílhavo e em especial o seu Presidente, Ribau Esteves, que é o responsável, na Associação Nacional de Municípios, da Actividade Piscatória e Portos".


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt